Agende sua sessão.
(41) 3222-2575
A História de Joseph Pilates
A história do Pilates começa em 9/12/1883, com o nascimento do criador do método Joseph H. Pilates, na Alemanha.
Seu pai era um premiado ginasta e sua mãe era uma naturopata, que acreditava no estímulo ao corpo para a autocura, sem medicamentos ou cirurgias, preferindo usar remédios naturais como ervas e alimentos.
A filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai foram as grandes influências de Pilates para suas ideias.
Pilates foi uma criança doentia, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Ele decidiu superar suas desvantagens físicas e dedicou sua vida para melhorar sua saúde e força.
Pilates passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração ineficientes eram as causas dos problemas de saúde.
Na adolescência, Joe começou a estudar e aprofundar seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. Por volta dos 14 anos, ele possuía um corpo tão desenvolvido que chegou a posar para um atlas de anatomia.
Praticou e estudou musculação, ioga, boxe, mergulho, kung fu e ginástica. Todas estas atividades influenciaram na técnica de Pilates.
A infância...
Em 1912, Pilates se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard.
Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, foi preso junto com outros cidadãos alemães. Foi aí que o método começou a ganhar forma. Pilates foi levado para o campo de concentração, onde começou a desenvolver seu método de exercícios que chamou de contrologia, pois era baseado no controle da mente sobre os músculos
Apesar das precárias condições no campo de concentração, Pilates insistia para que todos participassem das rotinas diárias de exercícios, para manter o bem-estar físico e mental. Conta-se que esses prisioneiros sobreviveram à grande pandemia de 1918, devido à sua boa forma.
Como alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Joseph improvisou, tirando as molas dos colchões e prendendo na cabeceira das macas, para que eles também pudessem se exercitar. Nem as cadeiras de rodas fugiram das adaptações de Joseph. Assim surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas, como o Cadillac e o Reformer.
Depois da guerra, Pilates voltou para a Alemanha e colaborou com importantes dancarinos, como Rudolf Laban.
Aparecendo constantemente na mídia, foi convidado a treinar os policiais de Berlin e mais para frente foi pressionado a treinar membros do exército alemão. Joseph deixou a Alemanha em 1926, decepcionado com a situação política e social de seu país, imigrando para os Estados Unidos.
A fase adulta...
Na viagem para os Estados Unidos, no navio, conheceu sua futura esposa, a jovem enfermeira Clara
Em 1929, o casal fundou um estúdio em Nova Iorque. O espaço ficava na Oitava Avenida, em um prédio cheio de artistas e próximo de vários estúdios de dança. Isso permitiu que renomados coreógrafos e dançarinos descobrissem o método de Joseph.
Em 1933, ele publicou seu primeiro livro sobre o método de exercícios que inventou. O segundo livro, "Return to Life Through Contrology", foi lançado em 1945.
A proximidade com o mundo da dança tornou o método Pilates famoso entre os bailarinos e atores de NY, que buscavam desenvolver força e postura, além de usar os exercícios para a reabilitação.
A popularidade só aumentava, e na década de 60 o estúdio começou a ser conhecido também fora de Nova Iorque. Joseph e Clara ensinaram e supervisionaram seus alunos ativamente até esse período.
Criação do Método
O método que chamaram originalmente de “contrologia” ensina que a mente deve controlar os músculos. Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. A técnica de Pilates promove a consciência da respiração e da postura. Entre 1927 e 1951 Joseph obteve as patentes dos equipamentos que ele inventou.
Joseph Pilates manteve seu corpo em forma durante toda a vida, com um excelente físico mesmo na idade avançada. Suas fotos comprovam os resultados dos exercícios e do seu estilo de vida saudável. Conta-se que era um instrutor muito rígido e comprometido com sua filosofia. Pilates deixou 5 discípulos que continuaram a ensinar o método. São eles: Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher, sendo este último o responsável pela divulgação do método para o mundo de Hollywood.
Joseph Pilates faleceu em 1967. Clara Pilates deu aulas até 1970, vindo a falecer em 1976.
Hoje, o método Pilates é conhecido em todo o mundo e seus benefícios são estendidos para milhões de pessoas, de todas as idades, tamanhos e condições físicas diferentes.